Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

11
Fev22

6.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Proposta de Homilia para o 6.º Domingo do Tempo comum – ANO C - 2022

Bem-Aventurados – para transformar o mundo

Domingo, 13 de Fevereiro de 2022

     Irmãs e irmãos, somos convidados a viver as Bem-Aventuranças. De que modo? Uma pergunta para a nossa reflexão.

  1. Bem-aventurado, Feliz quem põe a sua confiança do Senhor

     Primeira leitura

     O que significa a palavra Bem-Aventurança? É ser feliz. Jeremias dá-nos os primeiros passos na escolha dos valores segundo Deus, para sermos felizes. Primeiro mostra-nos o perigo do caminho errado, como afirma o profeta Jeremias: “Maldito quem confia [apenas] no homem. Por quê? Esse, “afasta do Senhor o coração”. E conclui: “habitará na aridez do deserto”.   

     Em seguida, o profeta descobre o caminho certo para a felicidade: “Bendito quem confia no Senhor. E usa uma imagem, ou comparação: É como a árvore plantada à beira das águas: Mantém-se verdejante e dá bons frutos.

       Isto porque nós fomos criados por Deus para subir mais acima deste mundo, pelo caminho da fé, que é o ponto mais alto da razão.

     “Deus amou-nos antes de criar o mundo” (Efésios, 1).  A águia que é chamada a voar nas alturas, se fica apenas na terra, sem bater as asas, não é o que deve ser. 

  1. Bem-aventurado, feliz o pobre…

       Evangelho

      São Lucas apresenta-nos Jesus a falar deste caminho das Bem-aventuranças à multidão. Mostra-nos quatro modos de ser felizes: os pobres, os que têm fome, os que sofrem, por Cristo. Jesus não quer que as pessoas sejam infelizes, não quer que passem fome, não quer que chorem. De facto, Jesus multiplicou os pães para as pessoas não terem fome; curou os doentes, para não sofrerem; ressuscitou a filha de Jairo, para esse chefe da sinagoga não chorar. Ele foi e é o maior libertador. Isto explica-se: ter os bens necessários para a saúde, a alimentação, a cultura, o lazer são bens que estão no coração de Deus para nós.

        Quem são os pobres das Bem-Aventuranças? São os que precisam de Deus, os que não trocam Deus pela riqueza, são os que colocam Deus em primeiro lugar.

     Jesus contou uma parábola na sua evangelização: “Deus” convidou pessoas para o seu banquete; mas os convidados recusaram, sem justificação válida. Trocaram o convite de Deus por outras preferências. Não foram pobres. Tinham o coração cheio de outras coisas. Este é o significado das bem-aventuranças.

  1. Bem-aventurado para transformar o mundo

     Segunda leitura

     São Paulo, na carta aos Coríntios, confirma a comunidade na fé em Jesus ressuscitado, e garante à comunidade a nossa ressurreição, porque estamos unidos a Cristo ressuscitado. Com estes valores temos a maior das Bem-Aventuranças.

     E estamos prontos a aliviar os pobres, com a nossa ajuda. O Papa Francisco, após a eleição, ouviu de um cardeal que estava ao seu lado: “Lembra-te dos pobres”. Neste caso, pobres são os que vivem sem posses para o necessário. Esses merecem o nosso apoio, como fez Madre Teresa de Calcutá, que deixou a Comunidade do Loreto, onde tinha estudantes ricas, para ter “Deus como único protector e guia, no meio dos mais pobres de Calcutá”[1]. Irmãos, Jesus convida-nos para o caminho das Bem-Aventuranças: uma Igreja pobre, para ajudar os pobres.

Pe. António Gonçalves, SDB

[1] Pe. Januário dos Santos, Madre Teresa de Calcutá, p. 14

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub