6.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para o sexto domingo da Páscoa - ANO C - 2022
Guiados pelo Espírito
Domingo, 22 de Maio de 2022
Irmãs e Irmãos, temos caminhado com Jesus ressuscitado, de modo particular no tempo pascal. Podemos ver hoje o sentido que tem a nossa vida, iluminada pelo Espírito Santo.
- O Espírito Santo nos ensinará
Evangelho
O Espírito Santo vos ensinará…”. Que significam estas palavras de Jesus na última Ceia? Jesus está a despedir-se dos apóstolos, e promete-lhes: “O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Ou seja: Jesus vai partir para o Pai. E quer dizer aos apóstolos: não tenham medo; não vos deixarei sós. E pronunciou estas palavras que escutamos: o “Paráclito vos ensinará todas as coisas”. Paráclito é uma palavra de origem grega e significa Consolador. O Espírito Santo continuará a animar os Apóstolos para a sua fé em Jesus Cristo.
E nós precisamos dessa luz. Uma experiência de vida pode ajudar-nos a compreender: os estudantes nas universidades escutam os mestres, recebem deles cultura e saber. Assim, em sentido espiritual, precisamos da luz do Espírito Santo, que nos aproximará de Jesus.
- O Espírito Santo anima a Igreja
Primeira leitura
Os primeiros cristãos sentiram um problema em Antioquia, depois da primeira viagem de Paulo e Barnabé até Chipre e às costas da Ásia Menor. O assunto era este: deviam os pagãos convertidos ao cristianismo seguir as tradições dos judeus, a Lei de Moisés ou não? Era um assunto doutrinal importante para a salvação. Foi assim que Paulo e Barnabé subiram a Jerusalém para consultar os apóstolos. Ali, com Pedro e outros apóstolos, teve lugar o primeiro Concílio da Igreja, chamado Concílio de Jerusalém; e os apóstolos concluíram: “o Espírito Santo e nós decidimos”… E na carta enviada por eles a Antioquia estava declarado: Jesus veio trazer uma vida nova, e é n’Ele que está a salvação. Essa resposta dos Apóstolos é fruto do Espírito Santo.
- O Espírito Santo para a Nova Jerusalém
Segunda leitura
Irmãos, a segunda leitura, do livro do Apocalipse, é uma grande revelação de esperança. João viu a Cidade Santa, a nova Jerusalém…. Essa leitura eleva o nosso olhar para a Nova Jerusalém, resplandecente de glória. É a imagem da Igreja na glória do Céu, “A cidade que não precisa da luz do Sol nem da lua, porque a glória de Deus a ilumina …”.
Assim, irmãos, sentimo-nos animados pelo grande projecto de Deus, a caminhar connosco, para que “Deus seja tudo em todos” (1 Cor 15,28).
O essencial desta palavra de Deus resume-se na nossa fidelidade a Jesus Cristo, na abertura à luz do Espírito Santo, que veio a manifestar-se com grandes sinais no Pentecostes.
Que o Senhor nos dê a sua mão salvadora para a nossa caminhada, com a luz do Espírito Santo: fé em Jesus ressuscitado e amor aos irmãos.
Pe. António Gonçalves, SDB