Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

21
Mai22

6.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o sexto domingo da Páscoa - ANO C - 2022

Guiados pelo Espírito

Domingo, 22 de Maio de 2022

     Irmãs e Irmãos, temos caminhado com Jesus ressuscitado, de modo particular no tempo pascal. Podemos ver hoje o sentido que tem a nossa vida, iluminada pelo Espírito Santo.

  1. O Espírito Santo nos ensinará

     Evangelho

     O Espírito Santo vos ensinará…”. Que significam estas palavras de Jesus na última Ceia? Jesus está a despedir-se dos apóstolos, e promete-lhes:  “O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse. Ou seja: Jesus vai partir para o Pai. E quer dizer aos apóstolos: não tenham medo; não vos deixarei sós. E pronunciou estas palavras que escutamos: o “Paráclito vos ensinará todas as coisas”. Paráclito é uma palavra de origem grega e significa Consolador. O Espírito Santo continuará a animar os Apóstolos para a sua fé em Jesus Cristo.

     E nós precisamos dessa luz. Uma experiência de vida pode ajudar-nos a compreender: os estudantes nas universidades escutam os mestres, recebem deles cultura e saber. Assim, em sentido espiritual, precisamos da luz do Espírito Santo, que nos aproximará de Jesus.

  1. O Espírito Santo anima a Igreja

     Primeira leitura

     Os primeiros cristãos sentiram um problema em Antioquia, depois da primeira viagem de Paulo e Barnabé até Chipre e às costas da Ásia Menor. O assunto era este: deviam os pagãos convertidos ao cristianismo seguir as tradições dos judeus, a Lei de Moisés ou não? Era um assunto doutrinal importante para a salvação. Foi assim que Paulo e Barnabé subiram a Jerusalém para consultar os apóstolos. Ali, com Pedro e outros apóstolos, teve lugar o primeiro Concílio da Igreja, chamado Concílio de Jerusalém; e os apóstolos concluíram: “o Espírito Santo e nós decidimos”… E na carta enviada por eles a Antioquia estava declarado: Jesus veio trazer uma vida nova, e é n’Ele que está a salvação. Essa resposta dos Apóstolos é fruto do Espírito Santo.

  1. O Espírito Santo para a Nova Jerusalém

      Segunda leitura

      Irmãos, a segunda leitura, do livro do Apocalipse, é uma grande revelação de esperança. João viu a Cidade Santa, a nova Jerusalém…. Essa leitura eleva o nosso olhar para a Nova Jerusalém, resplandecente de glória. É a imagem da Igreja na glória do Céu, “A cidade que não precisa da luz do Sol nem da lua, porque a glória de Deus a ilumina …”.

     Assim, irmãos, sentimo-nos animados pelo grande projecto de Deus, a caminhar connosco, para que “Deus seja tudo em todos” (1 Cor 15,28).

     O essencial desta palavra de Deus resume-se na nossa fidelidade a Jesus Cristo, na abertura à luz do Espírito Santo, que veio a manifestar-se com grandes sinais no Pentecostes.

     Que o Senhor nos dê a sua mão salvadora para a nossa caminhada, com a luz do Espírito Santo: fé em Jesus ressuscitado e amor aos irmãos.

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub