Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

05
Fev22

5.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C


Oliveira

Proposta de Homilia para o 5.º Domingo do Tempo comum – ANO C - 2022

Vocação: chamados por Deus

Domingo, 6 de Fevereiro de 2022

  1. Vocação: chamados e enviados

      Primeira leitura

     Irmãos, a primeira leitura abriu-nos a porta para compreendermos como Deus chamou Isaías e o enviou. O profeta teve uma visão de Deus cheio de glória, … rodeado de anjos a cantar. Teve receio, e exclamando: ”Ai de mim!” Mas Ouviu esta voz do Senhor: “Quem enviarei?”. O profeta abriu-se ao chamamento, e respondeu: “Eis-me aqui”; podeis enviar-me.  Sentiu-se cahamado e enviado: foi a sua vocação.  A vocação é um dom de Deus, que chama para uma missão.

    Eu existo, fui chamado à vida. Sinto-me chamado por Deus. De que modo? Pela Igreja, pela catequese, pela comunidade, pelo interior da consciência. Quero responder: “Eis-me aqui”.

  1. Vocação: chamados a seguir Jesus

    Evangelho

     Deus chamou-nos para quê? Encontro resposta no Evangelho: para seguir Jesus, e anunciá-lo.  Lucas apresenta-nos Jesus a entrar no barco de Pedro. Convidou os apóstolos a lançarem as redes, depois de uma noite de faina que resultou em nada. Mas à palavra de Jesus, respondeu Pedro: “já que o dizes, lançarei as redes”. A pesca foi tão abundante que as redes começavam a romper-se. Jesus estava lá.  Foi um sinal para responder ao chamamento. Pedro também sentiu medo e disse: “Senhor, afasta-te de mim que sou um homem pecador”. Mas Jesus confortou-o: “Não temas…Serás pescador de homens”. E Pedro e os companheiros “deixando tudo, seguiram Jesus”. E depois anunciaram-no em toda a parte. 

      Jesus revela-se, chama, e pede a nossa resposta para a missão. O chamamento é também para o matrimónio.  Deus também nos diz: “Não temas”, não temas, porque Eu estou contigo.

  1. Vocação: chamados em Igreja

     “Este magnífico trecho de Lucas no Evangelho é uma excelente catequese, acerca do que é a Igreja e do que somos nós em Igreja. Jesus falou no barco de Pedro. Uma longa tradição vê no barco de Pedro a imagem da Igreja, que navega pelo mar fora, com perigos do mar. Hoje, o sítio normal para escutar a voz de Jesus é a assembleia cristã. Escutamos a Palavra de Jesus, que dá fruto, como deu na pesca de Pedro e dos apóstolos. A resposta de Pedro foi: “Já que tu dizes, lançarei as redes”. Por isso devemos confiar no Senhor e amar a Igreja.

     O Papa Francisco, referindo-se a Teresa do Menino Jesus, disse: “esta santa [Teresa do Menino Jesus] que morreu aos 24 anos e amava tanto a Igreja, queria ser missionária, queria ter todos os carismas. Dizia: ‘Eu gostaria de fazer isto, isto e isto’, todos os carismas. “Na oração e na escuta da Palavra,  a jovem carmelita sentiu que o seu carisma era o amor e disse esta bela frase: No coração da Igreja, eu serei o amor”. Li algures que  Papa acrescentou. “Este carisma temo-lo todos: a capacidade de amar[1]. Com amor, respondemos sim a Deus que chama?  Confio em Ti, Senhor.

Pe. António Gonçãlves. SDB

[1]  Vaticano, 01 out. 14 (Papa falando de Santa Teresinha).

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub