5.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A
Oliveira
Sugestão da homilia para o quinto Domingo do Tempo Comum - ANO A - 2023
O cristão é luz do mundo e sal da terra
Domingo, 5 de Fevereiro de 2023
Irmãs e irmãos, o Senhor chama-nos a ser luz do mundo e sal da terra. Que significa?
- O Cristão é luz e sal, com o exemplo de Jesus e de Nossa Senhora.
Evangelho
“Vós sois a luz do mundo… Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens”. Palavras maravilhosas de Jesus, que nos honra e nos chama a um compromisso: “Ser luz do mundo”. E nós sabemos que o mundo precisa de Luz.
Cito um pensamento de um nosso bispo: “A união europeia e toda a Europa terá futuro e conseguirá proporcionar bem-estar à sociedade, às populações, desde que esteja devidamente alicerçada em valores… num humanismo integral, onde é considerada a dimensão humana e também a dimensão espiritual, e o cristão, tal como os Reis Magos, que foram guiados por uma estrela, deve levantar os olhos para o alto e encontrar a estrela norteadora da sua vida” (Diário do Minho, 6 de janeiro de 2014).
Que significa este compromisso de sermos luz do mundo? Que a verdadeira luz é Jesus Cristo; e que Jesus quer fazer de nós a sua luz para o mundo. Uma grande missão: sermos luz para o mundo, mostrando a verdade, o amor e a vida. Mostrando sabedoria que nos vem de Deus. Façamos nossa a luz de Cristo.
Para sermos Luz precisamos de Jesus e de Maria. Refiro um sonho de S. João Bosco, considerado como revelação profética. Ele viu em sonho a Igreja no alto mar, a Igreja na imagem de uma barca em dificuldades. Viu depois duas colunas, uma tendo no cimo a imagem de Nossa Senhora, com esta inscrição: Auxílio dos Cristãos; e outra, mais alta, tendo no cimo uma grande hóstia, com a inscrição: salvação dos crentes. O papa orientou a sua barca para entre as duas colunas. Aí a sua barca ficou segura. (Memórias Biográficas, volume VII, p. 169-172). Temos aqui o caminho para sermos luz: fé em Cristo, confiança em Nossa Senhora.
“Vós sois o sal da terra”. Outra palavra que Jesus emprega, com a linguagem bela das parábolas e imagens. A imagem do sal da terra indica o bom sabor dos alimentos, o bom sabor das boas obras. O sal também conserva os alimentos, defende-os de se estragarem. É o chamamento de Jesus a sermos pessoas do Evangelho, como foi Jesus.
- O cristão é luz com boas obras
Primeira leitura
É belo o trecho de Isaías. Este profeta, alguns séculos antes de Cristo, abre o nosso olhar para este cenário: “reparte o teu pão com o faminto, dá pousada aos sem-abrigo, leva roupa a quem não tem”. E acrescenta uma linda conclusão: “Então a tua luz despontará como a aurora”. O cristão com a luz de Cristo transforma o mundo.
- O cristão é luz e sal que vem do Espírito Santo
Segunda leitura
“Em último lugar [Jesus ressuscitado] apareceu também a mim”. Palavra de São Paulo. Ele não conheceu pessoalmente o Senhor, como Pedro, Tiago, João, André, que andaram com Jesus. Mas Paulo conheceu-o por revelação directa, a caminho de Damasco, quando Jesus ressuscitado lhe perguntou: “Por que Me persegues?”. E a partir dessa revelação, Paulo tornou-se o grande teólogo de todos os tempos, e teólogo missionário. Vou usar uma expressão de bom humor: S. Paulo não frequentou uma universidade como a de Sorbona, a de Salamanca, a de Coimbra. Paulo frequentou a “universidade de Jesus Cristo”. E reconhece que a luz das suas cartas vem do Espírito Santo. “A minha linguagem… baseou-se na poderosa manifestação do Espírito Santo”.
Irmãos, somos chamados a ser luz do mundo e sal da terra. Que o Senhor nos comunique a sua força espiritual.
Pe. António Gonçalves, SDB