4.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para o quarto domingo da Páscoa - ANO C - 2022
O Bom Pastor dá a vida eterna às suas ovelhas
Domingo, 8 de Maio de 2022
Irmãs e irmãos, Jesus é-nos apresentado como o Bom Pastor, que dá a vida eterna às suas ovelhas. Compreendemos esta imagem de Jesus como Bom Pastor?
- As minhas ovelhas escutam a minha voz
Evangelho
Jesus apesentou-se aos Apóstolos dizendo: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. É bom conhecermos a voz do Senhor, na sua Palavra. Podemos pensar na revelação da Palavra no Antigo Testamento, através dos profetas, através da história do Povo, e agora pela Palavra de Jesus, o Verbo de Deus feito homem (Jo, 1,14).
As minhas ovelhas escutam a minha voz, declarou o Senhor. E acrescentou: “Eu dou-lhes a vida eterna, e elas nunca hão-de perecer”. O Bom Pastor a salvar as suas ovelhas.
O mundo precisa de ouvir esta Palavra, que dá sentido à existência humana e dá a vida eterna. Escutando esta Palavra teremos a paz, o amor, o caminho certo, a verdade e a vida ( cf. Jo 14, 6).
Recordamos, nesta reflexão, a transfiguração de Jesus perante Pedro, Tiago e João, ficando resplandecente a ponto de encantar e extasiar os apóstolos. E eles ouviram do Céu esta voz “Este é o meu Filho muito amado, escutai-O” (Mt 17 1-9). É tão importante escutar o Bom Pastor que é Jesus: na Eucaristia, na palavra da Bíblia, na voz da consciência. Se não escutamos a voz de Jesus, somos um cego e guiar outro cego (Lc 6, 39).
Jesus disse ainda: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me”. Toda a nossa vida deve ser em comunhão com Jesus. N’Ele está toda a salvação. Mas precisamos de conhecer Jesus, saber que Ele nos ama. Diz um autor religioso: “Jesus sofreu muito, mas amou mais” (Afonso Maria de Ligório, Prática de amar a Jesus Cristo, p. 19).
- Reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a Palavra do Senhor
Primeira leitura
Os Actos dos Apóstolos colocam diante de nós os primeiros Apóstolos a fazerem a sua missão também entre os pagãos… “Reuniu-se quase toda a cidade para ouvir a Palavra de Deus”. Era o dinamismo dessa Palavra a formar comunidades, e agora a formar a Igreja, como povo de Deus. A Palavra divulgava-se, e divulga-se hoje. Um apelo a termos Deus na nossa vida, por meio de Jesus Bom Pastor, com a sua Palavra.
- O Pastor as conduzirá às fontes das águas vivas
Segunda leitura
Lemos também hoje uma página do Apocalipse. O que viu São João, autor deste livro? “Eu, João, vi uma multidão imensa, de todas as nações, tribos, povos e línguas”. O Apocalipse apresenta-nos a multidão imensa dos mártires, que deram a vida por Jesus Bom Pastor, e da sua Palavra. “Uma multidão que ninguém podia contar”. A Palavra de Deus é força para mantermos a nossa fé, mesmo nas dificuldades. “E o Senhor enxugará todas as lágrimas dos seus olhos, daqueles que seguiram Jesus Bom Pastor, que leva o seu povo a viver em plenitude.
Esta apresentação de Jesus como Bom Pastor é bela, e mostra-nos como o pastor de ovelhas na terra defende as ovelhas, leva-as a boas pastagens, como elas ouvem a sua voz e o seguem, é o que se passa com Jesus para connosco, como Bom Pastor, que nos dá a vida e a vida eterna. Nós, irmãos, unidos a Jesus, nosso Bom Pastor.
Pe. António Gonçalves, SDB