Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

04
Nov22

32.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o trigésimo segundo Domingo do Tempo Comum - ANO C - 2022

Vida eterna – vida com Deus

Domingo, 6 de Novembro de 2022

     Irmãs e irmãos, o que se passa quando nós morremos? Os nossos sonhos desaparecem? O que somos perde-se? As leituras deste domingo dizem-nos: Com a morte começa o mais belo da nossa vida: a ressurreição. Por isso dizemos: “Creio na vida eterna”.

  1. A vida eterna: ver Deus face a face

    Evangelho

     Cada um dos quatro evangelhos: de Mateus, Marcos, Lucas e João narra o acontecimento de Jesus que morreu e ressuscitou. Comunicar esta certeza foi o núcleo da pregação no começo do cristianismo, o Kerygma, palavra grega que significa proclamação, ou anúncio. De quê? Da morte e ressurreição de Jesus Cristo.

     A ressurreição de Jesus é a garantia da nossa ressurreição. É sobre este feliz mistério que gostaria de meditar convosco. O evangelho de São Lucas mostra-nos um grupo de Saduceus a fazer uma pergunta a Jesus. Quem são? Pessoas de alta sociedade, mas não acreditavam na ressurreição. Jesus respondeu à pergunta com estas palavras: “E que os mortos ressuscitam, até Moisés o deu a entender…quando chama ao Senhor ‘o Deus de Abraão, de Isac e de Jacob” . Ou seja, é o Deus de homens vivos…

     Também São São Paulo nos refere na Carta aos Coríntios: “O Senhor preparou para aqueles que O amam coisas que os olhos não viram, ou ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu”  (1 Cor 13,12).

     A nossa catequese diz-nos: com o meu baptismo eu fiquei unido a Jesus ressuscitado; começou em mim a vida de Jesus, a minha vida eterna, já na Terra. E esta minha união a Jesus ressuscitado não se interrompe: "veremos Deus face a face”, diz-nos São Paulo na mesma Carta aos Coríntios (1 Cor 13,12).

     Eu gostaria de apresentar um exemplo, que pode ilustrar esta doutrina:  O Rei Balduíno da Bélgica faleceu em 1993. Para o funeral, a sua esposa apresentou-se vestida de branco (foto na internet). O marido tinha feito esse acordo com a esposa. Significado? Branco sinal de festa. A ressurreição é a feliz realidade que nos espera.

  1. A vida eterna e a nossa ressurreição

     Primeira leitura

     Na primeira leitura temos o exemplo da família dos Macabeus, que nos dá um grande testemunho. Sete irmãos e a mãe viúva passaram pelo martírio, em defesa da sua fé na vida eterna. Este livro dos Macabeus foi escrito cento e alguns anos antes de Jesus. O catequista de Israel que narrou a história dos Macabeus dá resposta à nossa pergunta: que acontece a cada um de nós após a morte?  Acontece a nossa ressurreição.

     A certeza de que a vida continua para além da morte levou essa família a resistir ao cruel rei Antíoco Epifânio, da Síria, que pretendia obrigar as pessoas a abandonar a fé em Deus.

     Em que consiste a vida eterna? Em estar com Deus vivo, a ver a Deu faca a face (S.  Paulo). Lemos hoje no livro dos Macabeus: “O Rei do universo ressuscitar-nos-á para a vida eterna”.

  1. A vida eterna é dom de Deus e das nossas boas obras

Segunda leitura

     São Paulo escreveu à comunidade em Tessalónica: “O Senhor vos torne firmes em toda a espécie de boas obras e palavras”. Ou seja, nós devemos caminhar para essa vida eterna, colaborando com boas obras e orações. Deus dá-nos a vida e conta com a nossa colaboração.

     Este é o horizonte da nossa vida, o nosso encontro com Jesus ressuscitado. Motivo para a nossa esperança, a nossa alegria, a nossa história divina com Jesus ressuscitado

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub