Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

20
Jan23

3.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A


Oliveira

Sugestão da homilia para o terceiro Domingo do Tempo Comum - ANO A - 2023 

Jesus Luz do mundo e o Reino de Deus

Domingo, 22 de Janeiro de 2023

  1. Jesus Luz do mundo

     Evangelho

     O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz! Irmãos, que seria a nossa terra sem a luz do sol? O astro luminoso irradia a sua luz, o seu calor, a sua energia para a vida da terra. 

     Jesus, Luz: ouvimos no evangelho: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Esta imagem era de Isaías; vem no evangelho de hoje, referindo-se a Jesus, Luz do mundo.  

    Que significa esta imagem da luz? Que Jesus ilumina o mundo com a sua Palavra, com a sua vida. Jesus disse também: “Quem Me segue terá a luz da vida” (João 8, 12). Todos queremos ter Vida, e vida eterna? O Senhor é Luz que dá vida. Esta é a primeira reflexão do nosso Evangelho.       

     Jesus e o seu Reino: esta página de São Mateus indica também que Jesus estava a iniciar o seu Reino: Jesus chamou os quatro discípulos: “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu… Simão, chamado Pedro, e seu irmão André… Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago e seu irmão João”.  Discípulos chamados por Jesus.   

     Que vos parece? Não estava Jesus a iniciar o seu Reino, o Reino de Deus, que é Ele, Luz, Verdade e Vida? Estava a iniciar a Igreja, a Igreja que somos nós. Por isso, esta reflexão interessa-nos muito: viver no reino de Deus, viver na Igreja.

    Não o iluminismo, o indiferentismo, o agnosticismo. O Reino de Deus é a acção de Jesus presente na Igreja.  

  1. Jesus anunciado por Isaías como Luz

     Primeira leitura

     O profeta Isaías reconheceu que algumas regiões do seu tempo viviam nas trevas. Diz o profeta: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Isaías passando para além do seu tempo, estava a anunciar o Messias, como libertador e Salvador. “Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento, … Rejubilam na vossa presença como os que se alegram no tempo da colheita”.  Isaías anunciava o tempo futuro de Jesus libertador.

     Como vemos nós o Messias? Quem é Jesus para nós? Como é o nosso olhar para Ele? Com o coração? Peço licença para contar uma pequena história, que nos fala do nosso olhar.  Um pobre invisual estava sentado e tinha um pequeno cartaz com estas palavras: “dê uma esmola ao ceguinho”. As pessoas passavam, sem ligar nada ao pedinte. Alguém retirou aquele cartaz e escreveu. “Sou cego; vai chegar a primavera e não a posso ver”. A partir daí, as pessoas sentiam pena, e deitavam moedas no pratinho. Por que se deu a mudança? Significa: ver com o coração. O Papa Francisco tem usado esta expressão: “Devemos aprender a ver com o coração” (Homilia 19.09.2017). (cf. também o livro de Saint Exupéry: “O Principezinho”).

  1. Jesus abre-nos ao amor

     Segunda leitura

     São Paulo escreveu aos Coríntios: “Rogo-vos que não haja divisões entre vós”. E Paulo deseja que em Cristo sejamos irmãos. Viver a Fé. O Papa Francisco tem uma explicação muito sábia: “A fé não é luz que dissipa todas as trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho” (Luz da Fé, 57).

       Lembramos também que estamos na Semana de oração pela unidade dos cristãos (18 a 25 de janeiro). Cristãos unidos, para testemunhar Jesus Cristo.

       E é também o domingo da Palavra, que foi instituído pelo Papa Francisco para o terceiro domingo do tempo comum.

       Vivamos com o Senhor, Luz do mundo, no seu Reino, que é o próprio Jesus Cristo.

 Pe. António Gonçalves, SDB

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub