3.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A
Oliveira
Sugestão da homilia para o terceiro Domingo do Tempo Comum - ANO A - 2023
Jesus Luz do mundo e o Reino de Deus
Domingo, 22 de Janeiro de 2023
- Jesus Luz do mundo
Evangelho
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz! Irmãos, que seria a nossa terra sem a luz do sol? O astro luminoso irradia a sua luz, o seu calor, a sua energia para a vida da terra.
Jesus, Luz: ouvimos no evangelho: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Esta imagem era de Isaías; vem no evangelho de hoje, referindo-se a Jesus, Luz do mundo.
Que significa esta imagem da luz? Que Jesus ilumina o mundo com a sua Palavra, com a sua vida. Jesus disse também: “Quem Me segue terá a luz da vida” (João 8, 12). Todos queremos ter Vida, e vida eterna? O Senhor é Luz que dá vida. Esta é a primeira reflexão do nosso Evangelho.
Jesus e o seu Reino: esta página de São Mateus indica também que Jesus estava a iniciar o seu Reino: Jesus chamou os quatro discípulos: “Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu… Simão, chamado Pedro, e seu irmão André… Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago e seu irmão João”. Discípulos chamados por Jesus.
Que vos parece? Não estava Jesus a iniciar o seu Reino, o Reino de Deus, que é Ele, Luz, Verdade e Vida? Estava a iniciar a Igreja, a Igreja que somos nós. Por isso, esta reflexão interessa-nos muito: viver no reino de Deus, viver na Igreja.
Não o iluminismo, o indiferentismo, o agnosticismo. O Reino de Deus é a acção de Jesus presente na Igreja.
- Jesus anunciado por Isaías como Luz
Primeira leitura
O profeta Isaías reconheceu que algumas regiões do seu tempo viviam nas trevas. Diz o profeta: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Isaías passando para além do seu tempo, estava a anunciar o Messias, como libertador e Salvador. “Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento, … Rejubilam na vossa presença como os que se alegram no tempo da colheita”. Isaías anunciava o tempo futuro de Jesus libertador.
Como vemos nós o Messias? Quem é Jesus para nós? Como é o nosso olhar para Ele? Com o coração? Peço licença para contar uma pequena história, que nos fala do nosso olhar. Um pobre invisual estava sentado e tinha um pequeno cartaz com estas palavras: “dê uma esmola ao ceguinho”. As pessoas passavam, sem ligar nada ao pedinte. Alguém retirou aquele cartaz e escreveu. “Sou cego; vai chegar a primavera e não a posso ver”. A partir daí, as pessoas sentiam pena, e deitavam moedas no pratinho. Por que se deu a mudança? Significa: ver com o coração. O Papa Francisco tem usado esta expressão: “Devemos aprender a ver com o coração” (Homilia 19.09.2017). (cf. também o livro de Saint Exupéry: “O Principezinho”).
- Jesus abre-nos ao amor
Segunda leitura
São Paulo escreveu aos Coríntios: “Rogo-vos que não haja divisões entre vós”. E Paulo deseja que em Cristo sejamos irmãos. Viver a Fé. O Papa Francisco tem uma explicação muito sábia: “A fé não é luz que dissipa todas as trevas, mas lâmpada que guia os nossos passos na noite, e isto basta para o caminho” (Luz da Fé, 57).
Lembramos também que estamos na Semana de oração pela unidade dos cristãos (18 a 25 de janeiro). Cristãos unidos, para testemunhar Jesus Cristo.
E é também o domingo da Palavra, que foi instituído pelo Papa Francisco para o terceiro domingo do tempo comum.
Vivamos com o Senhor, Luz do mundo, no seu Reino, que é o próprio Jesus Cristo.
Pe. António Gonçalves, SDB