29.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A
Oliveira
Sugestão da homilia para o VIGÉSIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A - 2023
Nós, o mundo e Deus
Domingo, 22 de Outubro de 2023
Irmãs e irmãos, nós vivemos no mundo? Claro que sim. E vivemos com Deus? Sim, vivemos. As leituras de hoje levam-nos a fazer uma reflexão sobre nós, o mundo e Deus.
1 - Relação com o mundo
O evangelho apresenta-nos um caso prático de vida. As pessoas de Israel sentiam-se obrigadas a dar o contributo à autoridade romana, que dominava a Terra Santa. Os fariseus enviaram alguns dos seus discípulos, que perguntaram a Jesus o seu parecer. Que respondeu o Senhor? Uma frase pequena e com muito sentido: “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. César era o imperador Romano. Jesus mantém-se numa atitude de respeito para com a autoridade.
Nós vemos que todo o cidadão deve contribuir para o bem comum. Alguns motivos: recebemos da sociedade, segurança, ordem pública, cuidados de saúde, o ensino, empregos, estradas e pontes para a circulação. Somos membros da comunidade. É normal a nossa colaboração. A nossa casa comum é o mundo, diz-nos o Papa Francisco, na Encíclica com o título “Laudato Si”, “Louvado sejais Senhor”, (24 de maio 2015). Nesse documento, “Sobre o cuidado da casa comum” o Papa exorta-nos a defender a natureza, como nossa mãe. A colaboração de todos, o bem para todos. Este é o sentido da nossa relação com o mundo.
2 - Relação com Deus
E qual a nossa relação com Deus? Recentemente, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica: “Laudate Deum”, “Louvai a Deus” “Sobre a Crise climática” (4 de Outubro 2023). Podemos ver, nesta indicação, o que está no Evangelho: “E a Deus o que é de Deus”. E o que é de Deus? É tudo. “Louvai a Deus por todas as criaturas”, começa a Exortação com estas palavras. Foi Deus que nos deu a terra, a natureza, nossa casa comum. Ele deve ter o primeiro lugar em nossos corações, com súplica, agradecimento e louvor.
Vejamos a conclusão desta Exortação Apostólica do Papa: “Porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus, torna-se o pior perigo para si mesmo”.
Diz-nos Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (João 12, 46). Conhecemos a importância de viver com Deus, por meio da fé. A fé dá-nos luz. Lembramos uma frase de Jesus no Evangelho de São João: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (João, 12, 46). Esta a nossa relação com Deus.
3 – Domingo: Dia mundial das missões
Irmãos, este dia é dedicado às missões. O Papa Francisco deu-nos uma mensagem bonita, com o tema: “Tu és missão”.
Refiro aqui o final dessa mensagem: «Saiamos, com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade». Terminam assim a mensagem do Papa Francisco.
Vi também um apelo do arcebispo de Braga, dom José Cordeiro, a convidar alguns padres a fazerem uma experência “fora da arquidiocese … um tempo de um mês, alguns meses, um ano”
Proposta bonita. Nem todos podemos ir para outros lugares evangelizar, mas todos temos uma grande forma de colaborar: pela oração.
Que o Senhor nos anime a ter um coração missionário. A sermos do mundo e sermos de Deus. Assim seja.
Pe. António Gonçalves, SDB
