Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

21
Out23

29.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A


Oliveira

Sugestão da homilia para o VIGÉSIMO NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A - 2023 

Nós, o mundo e Deus

Domingo, 22 de Outubro de 2023

     Irmãs e irmãos, nós vivemos no mundo? Claro que sim. E vivemos com Deus? Sim, vivemos. As leituras de hoje levam-nos a fazer uma reflexão sobre nós, o mundo e Deus.

     1 -  Relação com o mundo

     O evangelho apresenta-nos um caso prático de vida. As pessoas de Israel sentiam-se obrigadas a dar o contributo à autoridade romana, que dominava a Terra Santa. Os fariseus enviaram alguns dos seus discípulos, que perguntaram a Jesus o seu parecer. Que respondeu o Senhor?  Uma frase pequena e com muito sentido: “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. César era o imperador Romano. Jesus mantém-se numa atitude de respeito para com a autoridade.

     Nós vemos que todo o cidadão deve contribuir para o bem comum. Alguns motivos: recebemos da sociedade, segurança, ordem pública, cuidados de saúde, o ensino, empregos, estradas e pontes para a circulação. Somos membros da comunidade. É normal a nossa  colaboração.  A nossa casa comum é o mundo, diz-nos o Papa Francisco, na Encíclica com o título “Laudato Si”, “Louvado sejais Senhor”, (24 de maio 2015). Nesse documento, “Sobre o cuidado da casa comum” o Papa exorta-nos a defender a natureza, como nossa mãe. A colaboração de todos, o bem para todos. Este é o sentido da nossa relação com o mundo.

     2 -  Relação com Deus

     E qual a nossa relação com Deus? Recentemente, o Papa Francisco publicou a Exortação Apostólica: “Laudate Deum”, “Louvai a Deus” “Sobre a Crise climática” (4 de Outubro 2023). Podemos ver, nesta indicação, o que está no Evangelho: “E a Deus o que é de Deus”. E o que é de Deus? É tudo. “Louvai a Deus por todas as criaturas”, começa a Exortação com estas palavras. Foi Deus que nos deu a terra, a natureza, nossa casa comum. Ele deve ter o primeiro lugar em nossos corações, com súplica, agradecimento e louvor.

     Vejamos a conclusão desta Exortação Apostólica do Papa: “Porque um ser humano que pretenda tomar o lugar de Deus, torna-se o pior perigo para si mesmo”.

     Diz-nos Jesus: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (João 12, 46). Conhecemos a importância de viver com Deus, por meio da fé. A fé dá-nos luz. Lembramos uma frase de Jesus no Evangelho de São João: “Eu vim ao mundo como luz, para que todo o que crê em Mim não fique nas trevas” (João, 12, 46). Esta a nossa relação com Deus.

          3 Domingo: Dia mundial das missões

Irmãos, este dia é dedicado às missões. O Papa Francisco deu-nos uma mensagem bonita, com o tema: “Tu és missão”.

     Refiro aqui o final dessa mensagem: «Saiamos, com corações ardentes, olhos abertos, pés ao caminho, para fazer arder outros corações com a Palavra de Deus, abrir outros olhos para Jesus Eucaristia, e convidar todos a caminharem juntos pelo caminho da paz e da salvação que Deus, em Cristo, deu à humanidade». Terminam assim a mensagem do Papa Francisco.

     Vi também um apelo do arcebispo de Braga, dom José Cordeiro, a convidar alguns padres a fazerem uma experência “fora da arquidiocese … um tempo de um mês, alguns meses, um ano”     

     Proposta bonita. Nem todos podemos ir para outros lugares evangelizar, mas todos temos uma grande forma de colaborar: pela oração. 

     Que o Senhor nos anime a ter um coração missionário. A sermos do mundo e sermos de Deus. Assim seja.

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2024
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2023
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2022
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2021
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2020
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub