Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

07
Out22

28.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o vigésimo oitavo Domingo do Tempo Comum - ANO C - 2022

Fé e agradecimento

Domingo, 9 de Outubro de 2022

         Irmãs e irmãos, um senhor rezava com frequência esta oração: “Glória ao Pai”…; e também: “Senhor, eu vos dou graças”. Por que fazia esta oração? Podemos ver a resposta nas leituras de hoje.

  1. Fé em Jesus e agradecimento

     Evangelho

   “Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou”. Palavras de Jesus a um homem curado por Ele. Disso nos fala São Lucas: dez leprosos, mantendo-se à distância, mostraram fé em Jesus, e pediram a cura. Jesus atendeu-os e curou-os. Um deles voltou atrás, e agradeceu. Perguntou Jesus: «E os outros nove?. Como quem diz: não souberam agradecer?

     Irmãos, agradecer é mais do que boa educação. É reconhecer que Deus merece o nosso reconhecimento, pelos imensos bens que nos concede: a vida, a união com Deus, a salvação.

     “A tua fé te salvou”, respondeu Jesus ao leproso curado e agradecido. Neste milagre de Jesus vemos a fé de um homem, a sua cura e o seu agradecimento a Jesus. Agradecer é indispensável em nossa vida. No Pai Nosso rezamos: “Santificado seja o vosso nome”.

     Se permitem refiro uma pequena história infantil. Uma menina quis agradecer à sua mãe por um presente recebido, e entregou-lhe uma caixinha de cartão. A mãe abriu e não encontrou nada lá dentro. Disse à filhinha: a caixinha está vazia. Respondeu a menina: mãe, eu enchi a caixinha de beijos! Então a mãe guardou-a com amor.  A Palavra de Deus leva-nos à fé e ao agradecimento. 

  1. Fé em Deus, Senhor da vida

     Primeira leitura

     A primeira leitura, do livro dos Reis, conta-nos a história do general sírio Naamã: este homem fez uma difícil caminhada para chegar à fé. Ele era leproso, e o profeta Eliseu, homem de Deus, aconselhou-o a ir banhar-se no rio Jordão. O doente mostrou dificuldade em acreditar, mas deu o passo, foi à Palestina e banhou-se nas águas de Israel. Ficou curado, sentindo a sua pele como a de uma criança.

     O milagre não esteve nas águas do Jordão, mas na fé do doente e no projecto salvador de Deus. E disse: “agora reconheço que em toda a terra não há outro Deus senão o de Israel…daqui em diante, só oferecerei sacrifícios ao teu Deus, verdadeiro, o Deus de Israel”.

     Naamã reconheceu Deus Salvador, e fez profissão de fé e agradecimento. Os catequistas de Israel recordaram este facto e escreveram-no para a defesa da fé e do agradecimento.     

  1. Fé em Jesus dá-nos a vida nova

     São Paulo estava na prisão em Roma, quando escreveu esta carta ao seu amigo, o bispo Timóteo; usou a saudação: “caríssimo”; e diz-lhe: a Palavra de Deus não está encadeada. E fala-lhe da comunhão com Cristo, no qual está a salvação: a vida nova de Jesus em nós. Reconhecemos este dom da fé: nós com a vida de Jesus. Fé e gratidão: a mensagem deste domingo.

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub