25.º DOMINGO do TEMPO COMUM - Ano B
Oliveira
Proposta de Homilia para o 25.º Domingo do Tempo Comum – ANO B - 2021
A sabedoria de Deus e a do mundo
Domingo, 19 de Setembro de 2021
Irmãs e irmãos, nas leituras de hoje, nós podemos ver o que é a sabedoria de Deus e a sabedoria do mundo.
- A sabedoria de Deus
Primeira leitura
Olhamos para o livro da Sabedoria, que foi escrito poucos anos antes de Jesus. Os judeus conheciam a sabedoria contida nos escritos do Antigo Testamento. Encontraram oposição da parte dos pagãos. Diz o texto, na voz dos ímpios: “Armemos ciladas ao justo, porque [ele] nos incomoda”.
Nesta página da Sabedoria vemos que a Verdade encontra oposição. Também nós vemos na história da Igreja muita perseguição. Em alguns países não há liberdade religiosa.
Nós sentimos algumas dificuldades em anunciar a verdade, por causa de ideologias contrárias. Mas temos a liberdade de culto. E damos graças a Deus, porque isso é um bem precioso.
- A sabedoria de Deus e a do mundo
Evangelho
A “sabedoria” do mundo não conduz ao bem. É o orgulho, a auto-suficiência, é fechar os olhos perante quem precisa, é pensar apenas em si mesmo.
Jesus quis formar os seus discípulos na sabedoria de Deus. O que é a sabedoria de Deus? É a daqueles que escutam Deus, que seguem os caminhos do bem, que têm Jesus por modelo, no serviço aos irmãos. Jesus disse aos discípulos que teria de passar pela morte. Os discípulos não compreendiam esta linguagem.
Nós podemos servir a Deus de várias formas. O mundo admirou o gesto de Bento XVI, que em fevereiro de 2013 preferiu deixar o seu ministério de Bispo de Roma e sucessor de S. Pedro para servir a Igreja de forma humilde, no recolhimento e na oração. Sucedeu-lhe o Papa Francisco, eleito em março desse ano 2013, e ele dá testemunho de servir!
Um exemplo de servir: certo estudante era complicado, difícil, egoísta. Um dia acompanhou os colegas numa excursão, e os lanches foram partilhados. Esse jovem difícil fez uma primeira experiência: ofereceu a sua garrafa de água e distribuiu bolachas. Depois, sentindo-se contente, levantou os braços em gesto de alegria, e disse: estou feliz; ofereci água e bolachas. Todos conhecem exemplos como este. Quando servimos, sentimos alegria.
3 A sabedoria é servir ao jeito de Jesus
Assim, - em Cafarnaum acolheu uma criança, abraço-a para explicar aos discípulos (Mc 9, 36); - em Jerusalém, lavou os pés aos apóstolos (Jo 13,5); e disse: - “Eu estou no meio de vós como quem serve” (Lc 22,27); - na última ceia entregou-se dando-nos a Eucaristia (Mt 26,26); - no Calvário deu a vida na cruz (Mc 15,37). Esse caminho abriu-se para a ressurreição da Páscoa.
Um pequeno facto de vida: Apareceu na comunicação televisiva uma pessoa bem conhecida, dizer, simplesmente: Já alguma vez, para atender alguém que me pediu cinco minutos, eu o atendi, e perdi o comboio, e outra vez o avião. E esse entrevistado comentava: que aconteceria, se eu não atendesse? Talvez eu nunca mais veria essa pessoa! Foi disponível para o próximo 1. Seguindo Jesus: «queres ser o primeiro? Serve».
Discípulo é quem ama, quem serve os pequenos, os pobres, os marginados, os abandonados. Sabedoria dos caminhos de Deus, de vida, de realização pessoal, de Páscoa.
P.e António G. (SDB)
_________
1 Marcelo Rebelo de Sousa, TV: A Tarde é sua, 11.09.15.