Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

08
Set22

24.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o vigésimo quarto Domingo do Tempo Comum - ANO C - 2022

Deus procura-nos - chama-nos

Domingo, 11 de Setembro de 2022

     Irmãs e irmãos, que imagem  fazemos de Deus? Castigador? Juiz? Pai bondoso? As leituras de hoje abrem a porta para vermos Deus, o seu rosto, o seu coração.

  1. Deus procura-nos por amor

     Evangelho    

     O evangelista São Lucas é o que mais enaltece a misericórdia de Deus. Explica-se em parábolas. Hoje apresenta esta: o pastor deixa as 99 ovelhas e vai à procura da que se tresmalhou, que fugiu, que se ausentou.

     Não parece normal: deixar as 99. Mas esta parábola transmite o rosto de Deus, que se interessa por qualquer pessoa que o abandona. A ovelha que anda perdida poderá ser a imagem da alma que se afastou da comunidade, que se afastou de Deus.

     Em conversa de recreio, dizia uma pessoa: “que posso fazer para conhecer Deus?” O seu companheiro disse-lhe: “Pensa como Deus te procura”.

     A parábola do Filho pródigo é já conhecida. É uma pérola de literatura bíblica e de literatura em geral. É a parábola do “Abba - Pai”. Deus realiza a festa com o nosso regresso.

     Se esta é a imagem de Deus, o seu retrato, o seu rosto, eu quero ser sua imagem. Lembro uma palavra do Papa Francisco: Sai dos teus interesses, que abafam o teu coração. Supera a indiferença para com o outro; vence as tuas razões de morte e abre-te ao diálogo”[1]  

      Refiro o que respondeu um arcebispo quando recebeu uma ofensa: “Um cristão não tem o direito de se ofender[2]. Claro que pode sofrer com a ofensa.

  1. Deus ama e perdoa

    Primeira leitura

     Já chegou aos nossos ouvidos esta voz: “Deus é rico em misericórdia” (Ef 2, 4), e prefere perdoar e não castigar.

     Testemunha disso é a primeira leitura, do livro do Êxodo, que nos mostra o povo a sair do Egipto para a Terra prometida. Mas o povo pecou; quebrou a aliança; corrompeu-se; caiu na idolatria; esqueceu-se de Deus; inclinou-se diante de um bezerro de ouro; pisou as flores e abraçou espinhos; fugiu do dia e entrou na noite; pecou.

      Moisés, condutor do povo, viu o perigo, e pediu a Deus: “Lembrai-vos dos vossos servos Abraão, Isaac, Jacob”.  E a leitura termina com estas palavras: “Então o Senhor desistiu do mal com que tinha ameaçado o seu povo”. Deus perdoa e salva. Fica claro que Deus é amor. O Papa Francisco escreveu um livro com este título: “O nome de Deus é amor”. Assim o devemos encarar. Mas partindo do nosso arrependimento, se fizemos o mal.

  1. Deus salva-nos em Jesus

     Segunda leitura

     A segunda leitura é de uma carta de Paulo a Timóteo, dirigente de uma comunidade. Paulo que sente? Diz assim, ao seu amigo Timóteo: Eu fui pecador e Deus perdoou-me… “Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, e eu sou um deles”. Esta leitura ajuda-nos a compreender o rosto de Deus; ajuda-nos a olhar para o seu retrato de perdão. É bom termos esta imagem de Deus, pois todos necessitamos do seu perdão.

     Gostava de concluir citando o Papa Francisco: «Quero dizer a cada um a primeira verdade: “Deus ama-te”. Se já o ouviste, não importa, não importa, eu quero recordar-te: Deus ama-te.

        Nunca o duvides, suceda o que suceder na vida. Em qualquer circunstância, tu és infinitamente amado”[3]. Citação bonita. Deus procura-nos.

  Pe. António Gonçalves, SDB

_______________________________

[1] Papa Francisco, 7 de Setembro 2013, iniciando a vigília de 4 horas pela paz na Síria.

[2] Dom Manuel da Conceição Santos.

[3] Christus vivit, 112

 

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub