Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

13
Jan22

2.º DOMINGO DO TEMPO COMUM- ANO C


Oliveira

Proposta de Homilia para o 2.º Domingo do Tempo comum – ANO C - 2022

Bodas de Caná

Nasce pela Fé uma nova comunidade

Domingo, 16 de Janeirro de 2022

  1. O amor de Deus com seu povo, na imagem do casamento

     Primeira leitura

     Isaías apresenta o amor de Deus com o seu povo na imagem do casamento; sendo Deus o marido, e o povo a sua esposa. Imagem feliz, sinal do amor que une os esposos: como o marido ama a sua esposa, assim Deus ama o seu povo. Esta semelhança ou comparação é bela, pondo em evidência o amor. Eis a palavra de Isaías a mostrar esta relação de Deus com o seu povo: Isaías fala a Jerusalém, à sua terra, dizendo: “Hão de chamar-te predilecta, e à tua terra desposada, … e a tua terra terá um esposo… E como a esposa é a alegria do marido, tu (Jerusalém)   serás a alegria do teu Deus” (teu marido).

     O que está na leitura de hoje: “Tal como o jovem desposa uma virgem, assim Deus te desposará”.  Imagem feliz, do amor de Deus com o povo, sua esposa. Noutra passagem Isaías diz isso: “Pois o teu criador é o teu esposo”( 54,5.    

     Esta mensagem de Isaías ajuda-nos a ter com o nosso Deus uma relação de interesse, de alegria, de confiança, de amor. O pensamento da Bíblia é que embora a esposa seja infiel, Deus é sempre fiel.  

  1. O amor de Deus faz nascer a nova comunidade.

     Evangelho

     Jesus participa com Nossa Senhora e os discípulos numa festa de casamento. Mostra nessa união de marido e esposa um sinal da Aliança de Deus com a humanidade. Os esposos usam a aliança, possivelmente de ouro, significando o seu amor e união. É imagem da Aliança de Jesus connosco, uma aliança nova, por isso dizemos na Bíblia: Nova Aliança, Novo Testamento. Jesus, Filho de Deus, em aliança connosco.

     Conhecemos o milagre que Jesus realizou em Caná, transformando a água em vinho. E a partir desse milagre, tem início uma nova comunidade. Lemos no final da narrativa: “E os discípulos creditaram n’Ele”. Com a fé, teve início a nova comunidade, a Igreja. É maravilhosa esta conclusão. Podemos dizer que nas Bodas de Caná, com a fé dos discípulos, começa a nova comunidade, a Igreja. E a partir das Bodas de Caná Jesus começa a sua evangelização. As bodas de Caná tornam-se o início da Aliança nova e definitiva com a pessoa de Jesus, que participou numas bodas.   

  1. O amor de Deus chama-nos à unidade

     Segunda leitura

Escrevendo aos Coríntios, São Paulo faz um apelo à unidade: “Um só e o mesmo Espírito”. Paulo encontrou em Corinto algumas divisões. O Apóstolo deseja uma Igreja unida, porque a variedade de dons procede do mesmo Deus. E a união é sinal de Deus connosco. Uma comunidade ou paróquia dá testemunho de Deus se viver unida.  

         O papel de Maria. A concluir a nossa reflexão sobre o milagre de Jesus em Caná, temos presente o papel de Maria. No primeiro milagre realizado por Jesus, Nossa Senhora tem uma óptima participação: está atenta e vê o embaraço dos noivos; Maria é diligente em resolver o problema; vai ter com Jesus; não se coloca em primeiro plano: dirige-se a Jesus.

     Na nossa vida, Maria continua a interceder por nós junto de Jesus. Mostra-lhe as nossas dificuldades; e Jesus atende os seus rogos. Assim Maria continua para nós a sua missão de Mãe. como nos diz o Concílio Vaticano II.  “Ela continua a olhar pelos irmãos de seu Filho”, que somos nós (cf LG, 62). Isto leva-nos à nossa vida de fé em Deus, ao amor de Jesus por nós.

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub