2.º DOMINGO DO ADVENTO - ANO A
Oliveira
Sugestão da homilia para o segundo Domingo do Advento - ANO A - 2022
O Messias anunciado por João Baptista
Domingo, 4 de Dezembro de 2022
A liturgia deste domingo convida-nos a “deixar os valores efémeros e egoístas e aderir aos valores fundamentais do Reino de Deus” (Dehonianos).
- O Messias e o baptismo
Evangelho
No Evangelho de São Mateus vemos João Batista a dirigir ao povo um chamamento à conversão, para receber o Messias: “Arrependei-vos, porque está perto o reino dos Céus” ou reino de Deus. A palavra arrependei-vos significa: convertei-vos, purificai-vos, endireitai os caminhos tortuosos da vida, abri as portas ao Messias.
Um apelo necessário em nosso tempo: dar acolhimento a Deus no coração de cada pessoa, na família, na sociedade. Deixar a indiferença, abrir o coração à fé.
No mesmo evangelho vemos João Baptista a dar a motivação das suas palavras dizendo: porque “Está próximo o reino dos Céus”. O que é o Reino dos Céus? É uma forma de vida marcada pela presença de Deus no coração das pessoas, caminhando para uma sociedade com fé em Jesus Cristo; significa viver segundo Jesus Cristo. Esta palavra “reino dos Céus” aparece muitas vezes no Evangelho, como em Mateus, 6, 37: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus”.
A Carta Encíclica do Papa Francisco: “fratelli tutti”, (Todos Irmãos), faz um apelo “sobre a fraternidade e a amizade Social” (subtítulo na capa). É um aspecto do reino de Deus. Caminho maravilhoso, ainda hoje distante do proposto por João Batista.
Imaginemos esse profeta, pobremente vestido, sacrificado na alimentação, a baptizar as pessoas, com água do Jordão, e a anunciar o futuro baptismo trazido por Jesus: “Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo”. Este novo baptismo trazido por Jesus faz de nós filhos de Deus. Como tudo será paraíso, se o reino de Deus estiver em nossa vida. Se assim for, não serão usados drones nem mísseis destruidores. Desejemos, irmãos uma vida com Deus, porque sem Ele não há vida. Foi a voz de João Baptista, junto ao rio Jordão.
- O Messias e o reino de Deus
Primeira leitura
Muito antes de João Baptista, uma outra voz se tinha levantado, pela pregação de Isaías. Este profeta, recordando o paraíso na terra antes do pecado, diz coisas que parecem um sonho: “O lobo viverá com o cordeiro, o bezerro e o leãozinho andarão juntos, o leão comerá feno como o boi”. Será uma utopia? Será um sonho? Mostra um grande desejo para uma vida melhor se a humanidade aceitar o Messias.
Um pequeno facto de vida: Numa rua de cidade um menino olha através do vidro para uma montra com sapatos. Passa uma senhora. Fala com ele. Entra e compra para o menino uns pares de sapatos… Depois sai para continuar o seu caminho. O menino corre atrás dela, puxa-lhe pela veste e pergunta: “Você é a esposa de Deus?”. O menino imagina Deus muito Bom: a verdade.
3. Messias e a salvação
Segunda leitura
Assim como o sol e a chuva vêm para todos, assim Deus quer salvar todas as pessoas. Na Carta aos Romanos, São Paulo mostra como Jesus é o Salvador de todos os homens, e parece cantar a música sagrada da fraternidade: “acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu”.
Irmãos, Deus bate à nossa porta, e a quem lhe abrir a porta, cearão juntos (Ap, 3. 20). Preparação para o Natal.
Pe. António Gonçalves, SDB