2.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para o segundo domingo da Páscoa - ANO C - 2022
A comunidade cristã… Domingo da Misericórdia
Domingo, 24 de Abril de 2022
Irmãs e irmãos, estamos no segundo domingo da Páscoa, olhando para Jesus ressuscitado na comunidade cristã. E temos presente Deus na sua misericórdia.
- A Páscoa é paz, perdão, fé.
Evangelho
Que meditamos nesta página do Evangelho? Três reflexões: Jesus entrou no Cenáculo, onde estavam os apóstolos, com as portas fechadas, com medo dos judeus e saudou-os dizendo: “A paz esteja convosco”; entregou aos apóstolos o sacramento do perdão com estas palavras: “A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados”; convidou-os a terem fé: “Felizes os que acreditarem”. Paz, perdão, fé em Cristo ressuscitado!
Num domingo de Páscoa, em ano anterior, o Papa Francisco comunicou esta feliz reflexão: “Que grande alegria é para mim dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que este anúncio chegasse a cada casa, a cada família, e especialmente onde há mais sofrimento, sobretudo que chegasse a todos os corações porque é lá que que Deus quer semear a Boa Nova: Jesus ressuscitou, há uma esperança que despertou para ti… O amor venceu, a misericórdia venceu! A misericórdia vence sempre” (Mensagem da Páscoa 2013). Palavras do seu coração que chegam aos nossos corações.
- A Páscoa forma a nova comunidade
Primeira leitura
Neste domingo olhamos também para a comunidade cristã: os Actos dos Apóstolos dizem-nos que o número dos fiéis ia aumentando. Escreveu São Lucas: “Cada dia mais gente aderia ao Senhor pela fé”. Era a Igreja a crescer como comunidade, como assembleia. Este segundo domingo da Páscoa, dedicado à Divina Misericórdia, convida-nos à vida nova com Jesus ressuscitado. Talvez nós perguntemos: que posso eu fazer para a vida nova da comunidade? Manter a fé em Jesus ressuscitado: - Felizes os que acreditarem -; amar os outros, disse Jesus: - “como Eu vos amei; – peçamos o dom da paz: – “Dou-vos a minha paz” -. O apóstolo Tomé mostrou dificuldade em acreditar; mas ao ver Jesus, ajoelhou-se e disse: “Meu Senhor e meu Deus”.
- Páscoa, a maior esperança para o mundo
Segunda leitura
O Apocalipse abre o nosso olhar para a esperança. É o último livro da Bíblia. É um livro cheio de esperança. O evangelista João estava em êxtase, e viu Jesus vestido de branco, a dizer-lhe: “Não temas, Eu sou o Primeiro e o Último, o que vive” …. Jesus apresenta-se como o vencedor da morte, vivo para sempre. Ele veio ao mundo para nos fazer participar da sua vida de ressuscitado. Nós fazemos parte do seu corpo glorioso. Esta é a maior alegria para nós: a ressurreição de Jesus, a nossa ressurreição. Esta página parece muito necessária para hoje, ao mostrar a centralidade de Jesus Ressuscitado na comunidade. É com Jesus em nossa vida que nós vivemos na verdade.
Pe. António Gonçalves, SDB