Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

22
Abr22

2.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o segundo domingo da Páscoa - ANO C - 2022

A comunidade cristã…  Domingo da Misericórdia

Domingo, 24 de Abril de 2022

     Irmãs e irmãos, estamos no segundo domingo da Páscoa, olhando para Jesus ressuscitado na comunidade cristã. E temos presente Deus na sua misericórdia.

  1. A Páscoa é paz, perdão, fé.

      Evangelho

      Que meditamos nesta página do Evangelho? Três reflexões: Jesus entrou no Cenáculo, onde estavam os apóstolos, com as portas fechadas, com medo dos judeus e saudou-os dizendo: “A paz esteja convosco”; entregou aos apóstolos o sacramento do perdão com estas palavras: “A quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados”; convidou-os a terem fé: “Felizes os que acreditarem”.  Paz, perdão, fé em Cristo ressuscitado!

     Num domingo de Páscoa, em ano anterior, o Papa Francisco comunicou esta feliz reflexão: “Que grande alegria é para mim dar-vos este anúncio: Cristo ressuscitou! Queria que este anúncio chegasse a cada casa, a cada família, e especialmente onde há mais sofrimento, sobretudo que chegasse a todos os corações porque é lá que que Deus quer semear a Boa Nova: Jesus ressuscitou, há uma esperança que despertou para ti… O amor venceu, a misericórdia venceu! A misericórdia vence sempre” (Mensagem da Páscoa 2013).   Palavras do seu coração que chegam aos nossos corações.

  1. A Páscoa forma a nova comunidade

     Primeira leitura

     Neste domingo olhamos também para a comunidade cristã: os Actos dos Apóstolos dizem-nos que o número dos fiéis ia aumentando. Escreveu São Lucas: “Cada dia mais gente aderia ao Senhor pela fé”. Era a Igreja a crescer como comunidade, como assembleia. Este segundo domingo da Páscoa, dedicado à Divina Misericórdia, convida-nos à vida nova com Jesus ressuscitado. Talvez nós perguntemos: que posso eu fazer para a vida nova da comunidade? Manter a fé em Jesus ressuscitado: - Felizes os que acreditarem -; amar os outros, disse Jesus:  -  “como Eu vos amei; – peçamos o dom da paz:  – “Dou-vos a minha paz” -.  O apóstolo Tomé mostrou dificuldade em acreditar; mas ao ver Jesus, ajoelhou-se e disse: “Meu Senhor e meu Deus”. 

  1. Páscoa, a maior esperança para o mundo

     Segunda leitura

      O Apocalipse abre o nosso olhar para a esperança. É o último livro da Bíblia. É um livro cheio de esperança. O evangelista João estava em êxtase, e viu Jesus vestido de branco, a dizer-lhe: “Não temas, Eu sou o Primeiro e o Último, o que vive” …. Jesus apresenta-se como o vencedor da morte, vivo para sempre. Ele veio ao mundo para nos fazer participar da sua vida de ressuscitado. Nós fazemos parte do seu corpo glorioso. Esta é a maior alegria para nós: a ressurreição de Jesus, a nossa ressurreição. Esta página parece muito necessária para hoje, ao mostrar a centralidade de Jesus Ressuscitado na comunidade. É com Jesus em nossa vida que nós vivemos na verdade.

Pe. António Gonçalves, SDB

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub