Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

05
Ago21

19.º DOMINGO do TEMPO COMUM - Ano B


Oliveira

Proposta de Homilia para o 19.º Domingo do Tempo Comum – ANO B - 2021

Pão descido do Céu: Jesus

Domingo, 08 de Agosto de 2021

     Irmãs e irmãos, todos os dias a mãe de família recebe o pão em sua casa. Seria triste se o pão não chegasse, para os filhos irem à escola, para o marido seguir para o emprego. O padeiro é bênção para o lar.

  1. O Pão de Deus, que é solicitude

      Primeira leitura

      “Come, tens um caminho a percorrer”. A primeira leitura mostra-nos o profeta Elias desanimado, abatido, e perseguido pelo rei Acab e sua mulher, Jezabel, que o ameaçaram de morte. Elias teve de fugir. Passou uma noite, e quando acordou, viu que Deus tinha colocado junto dele um pão cozido e uma bilha com água. E ouviu a voz de Deus: “Come … tens um longo caminho a percorrer”. Com esse alimento, “Elias caminhou durante quarenta dias até ao monte Horeb”. Nesse monte, Deus vai revelar-se ao profeta num momento de brisa suave.

      Vemos Elias, num desalento espiritual, a ser confortado com o pão que Deus lhe envia. Elias comeu o pão descido do céu. Ao mesmo tempo, Deus revela-se como Deus de bondade, com solicitude para o profeta.

  1. O Pão de Deus é a sua palavra

     Evangelho

     Irmãos, Jesus serviu-se de símbolos ou sinais, para nos manifestar o seu rosto: Jesus é água que dá a vida eterna (Jo 4, 14); é pão, que sacia a fome (Jo 6, 26-27); é luz que liberta das trevas (Jo 8, 12; é pastor, que defende as ovelhas (Jo 10). Hoje, diz-nos estas palavras: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu”.   

      Esse Pão pode ser a palavra de Deus.“Todo Aquele que ouve o Pai e recebe o seu ensino, vem a Mim”. Ouvir a Palavra do Pai, como alimento, é caminho de santidade e de vida.

Nós acolhemos Jesus com a nossa Fé. Sendo Ele o nosso Pão, por que havemos de passar fome? Está ao nosso dispor o Pão da fé em Jesus, descido do Céu. Eu julgo que muitas pessoas precisam deste Pão, que é a Fé em Jesus. Santo Agostinho andou com fome de Deus durante 30 anos. E quando se encontrou com Jesus pela fé, disse:“Tarde vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde vos amei!… Teu grito rompeu a minha surdez[1]

       Esse “Pão” sacia definitivamente a fome de vida que reside no coração de cada homem ou mulher, jovem ou criança, é preciso “acreditar”, isto é, aderir a Jesus, acolher as suas propostas, aceitar o seu projecto, segui-lo no “sim” a Deus.

  1. O Pão de Deus que é a caridade

     Segunda leitura

    São Paulo convida-nos a viver na caridade. Na Carta aos Efésios, refere o Apóstolo: “Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo”. A caridade é alimento? “Onde há caridade e amor, aí habita Deus”. É Deus que nos alimenta com o seu amor, e pede-nos uma vida de amor: amar os irmãos é amar a Deu. Uma vida na fidelidade ao Espírito Santo.

Alguém viu um senhor bastante tempo na igreja, e ouviu dele esta explicação: “Eu olho para Deus e Ele olha para mim”. Era o seu alimento pela fé.

O alimento mais perfeito é mergulhar em Deus. Os peixes no Oceano estão mergulhados na água; e fora da água morreriam. O cristão mergulha em Deus, está nele, e nele se alimenta e vive. Precisamos de ar puro, água cristalina, pão que gera vida: vamos ao Senhor, fonte da vida eterna.

P. António Gonçalves, SDB

[1] Santo Agostinho, Confissões, 10, 27-29

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2021
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2020
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub