16.º DOMINGO do TEMPO COMUM - Ano B
Oliveira
Proposta de Homilia para o 16.º Domingo do Tempo Comum – ANO B - 2021
Pastores ao serviço do rebanho
Irmãs e irmãos, podemos perguntar se um grupo de trabalho pode existir sem um dirigente: seria uma confusão; e uma comunidade cristã consegue viver sem um pastor? Podemos ver as nossas leituras.
- Pastores para bem do rebanho
Primeira leitura
O livro de Jeremias dá-nos conta de uma crise, por causa “dos pastores que perdem e dispersam as ovelhas do seu rebanho!” Diz o Senhor, pela boca deste profeta: “Ai dos pastores que dispersam as ovelhas do meu rebanho”. Deus mostra assim o seu desagrado pelos maus pastores, que se interessam com eles próprios em vez de se preocuparem com o seu povo.
Deus revela-se como sendo Bom Pastor. Esta imagem aparece já no Antigo Testamento. Lemos nos salmos: “Porque Ele é nosso Deus, e nós somos o povo do seu rebanho, ovelhas nas suas mãos (Sl 95,7). “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados me faz descansar, e conduz-me às águas refrescantes” (Sl 23,1-2). Deus, nosso Bom Pastor. Imagem que indica interesse pelo povo, como o pastor pelo seu rebanho.
Deus quer ser representado por pastores, guias do povo, que defendam a comunidade, sejam iluminados pela verdade e pela justiça, defendam as ovelhas: “Dar-lhes-ei pastores que as apascentem”, refere Deus a Jeremias. Interessa-nos conhecer este amor de Deus por nós.
- Pastores, enviados por Jesus
Evangelho
O Evangelho de Marcos mostra-nos Jesus com os 12 Apóstolos. Eles tinham partido pelas aldeias a anunciar a Boa Nova. Depois de algum tempo, voltaram para junto de Jesus e cheios de alegria contaram o que tinham feito. Curaram doentes, afastaram o demónio, alegraram o povo com a Boa Nova de Jesus. Afastar os demónios pode significar: afastar a maldade, o egoísmo, a injustiça…
Vemos nesse encontro a palavra carinhosa de Jesus para com apóstolos: “Vinde comigo para um lugar isolado e descansai um pouco”. Talvez Jesus queira fazer um retiro com eles.
Irmãos, nem todos podem fazer retiro, mas esta paragem para um retiro é de grande benefício para a vida espiritual e humana. Que ao menos, cada domingo, depois de uma semana de trabalho, seja um encontro com Jesus. Contamos tudo a Jesus, e ouvimos as suas palavras de amor por nós.
- Pastores que realizam a comunhão
Segunda leitura
São Paulo estava na prisão, quando escreveu uma linda carta aos Efésios. Faz um apelo à comunhão. Diz na Carta: “Foi Ele que fez de judeus e gregos um só povo… Pela cruz, reconciliou com Deus uns e outros”. Cristo destruiu as barreiras que afastavam judeus e pagãos, e fez um único povo: todos pertencem à mesma família. Uma mensagem bela da Carta aos Efésios. Nós temos um canto que diz isso: “Não te importes da raça nem da cor da pele; ama todos como irmãos e faz o bem”.
A isto deve chegar a comunidade com bons pastores. Desejamos bons pastores, nas paróquias, nas dioceses; e desejamos também ser ovelhas fiéis aos pastores, na Igreja de Deus.
P. António Gonçalves, SDB