Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

Espaço aberto a comunicações de antigos alunos do ensino católico em Portugal.

CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA DE ANTIGOS/AS ALUNOS/AS DO ENSINO CATÓLICO

07
Jul22

15.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C


Oliveira

Sugestão da homilia para o décimo quinto Domingo do Tempo Comum - ANO C - 2022

Caminho de vida eterna

Domingo, 10 de Julho de 2022

     Irmãs e irmãos, temos na vida assuntos importantes, e o nosso futuro é o maior de todos. As leituras deste domingo convidam-nos a reflectir.

  1. Vida eterna: importância fundamental

     Evangelho

     No texto de São Lucas, vemos um doutor da Lei a perguntar a Jesus: que devo fazer para alcançar a vida eterna? Jesus e o doutor da Lei concordaram na resposta: o caminho consiste em amar a Deus e ao próximo.

          E vemos uma segunda pergunta do doutor da Lei: quem é o meu próximo? Jesus respondeu contando uma parábola. Certo homem ia de Jerusalém para Jericó, uma distância aproximada de 30 quilómetros. Caminho habitual de assaltantes e ladrões. O viajante caiu numa situação destas, que o deixou meio morto na beira do caminho. Passou um sacerdote da Antiga Lei, viu e seguiu o seu caminho; passou um levita, dedicado ao culto no templo, e fez o mesmo. Por que não acudiram ao ferido? Por medo? Pressa? Desinteresse? Não sabemos.

    Passou então um samaritano, habitante da Samaria, um estranho. Foi este que teve misericórdia; adiou os seus interesses, colocou em primeiro lugar a atenção ao ferido. Está aqui a grande resposta de Jesus: a vida eterna passa pelo amor ao próximo, como fez o samaritano. Jesus aconselhou o doutor: “Então vai e faz o mesmo”. Concluímos que é importante pensarmos no caminho para a verdadeira vida: amor a Deus e ao próximo.

  1. Vida eterna: convite a escutar a palavra de Deus

    Primeira leitura

    Moisés convidou o povo a escutar a palavra de Deus: “Escutarás a voz do Senhor teu Deus”. E que nos diz a palavra de Deus? Escutando a palavra de Deus temos sempre a resposta: amar a Deus e ao próximo. Com amor ao próximo manifestamos amor a Deus.

    Peço licença para contar um pequeno exemplo? Estava o menino na rua, em frente de uma montra, a olhar através dos vidros, para os doces do lado de dentro. Passa uma turista, olha para a criança, adivinha o que ela quer; entra na loja, adquire dois ou três croissants, e dá-os ao menino. Depois seguiu o seu caminho. O menino vai atrás dessa pessoa, puxa-lhe pela veste, e pergunta: “Você é Deus”? A criança, no gesto de amor do turista, teve a imagem de Deus.

  1. Vida eterna: Jesus, centro da nossa vida

     Segunda leitura

    A carta de São Paulo aos Colossenses apresenta-nos Jesus como centro da nossa vida. “Ele é cabeça da Igreja que é o seu corpo”.  E se Jesus é tudo para nós, escutamos a sua palavra, fazemos da sua palavra caminho para a nossa vida. Na palavra de Jesus encontramos o amor ao próximo. É preciso que Jesus seja tudo para nós. Por quê? São Paulo considerou: “Aprouve a Deus que n’Ele residisse toda a plenitude”. Então, “convém escutá-lo atentamente e fazer do amor a Deus e aos outros uma exigência fundamental da nossa caminhada” (Dehonianos). Vida eterna: Jesus centro da nossa vida.

     Meditamos sobre o caminho para a vida eterna. Por vezes, as preocupações da vida impedem o nosso olhar para o que é mais importante: a vida eterna. Lembramos a reflexão de Jesus: “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? “ (Mt 16,26). É nosso interesse abrir o nosso olhar ao que pode trazer-nos a vida, caminhar pelo seguro, pedir coragem ao Senhor e luz ao Espírito  Santo, e ir criando a civilização do amor.

Pe. António Gonçalves, SDB

1 comentário

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2023
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2022
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2021
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2020
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub