15.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO - A
Oliveira
Sugestão da homilia para o DÉCIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A - 2023
Palavra de Deus
Palavra que fecunda, semente que dá fruto
Domingo, 16 de Julho de 2023
Irmãs e Irmãos, podemos perguntar: que seria da terra se lhe faltasse a chuva? Que seria de um campo, se lhe faltasse a semente? Estas perguntas têm relação com as leituras de hoje; convidam-nos a reflectir.
- A Palavra de Deus como chuva que fecunda a terra
Primeira leitura
A primeira leitura, de Isaías, é formada por uma só frase, que tem este sentido: “a chuva e a neve descem do céu, fecundam a terra e fazem-na produzir” (cf. Is 55, 10). Estes elementos da natureza, chuva e neve, permitem aos campos produzir frutos para as pessoas e não só. Mas podemos perguntar: o que pensava o profeta Isaías ao falar da chuva e da neve que fecundam a terra? Ele explica: “assim a palavra que sai da minha boca realiza a sua missão, dando vida às pessoas” (adaptação do texto). A Palavra de Deus, que vem ao nosso coração produz o seu efeito, que são as boas acções da nossa vida. A Palavra de Deus vem-nos das boas leituras, da Bíblia, das homilias, das catequeses, … Reflexão pessoal: Amo a Palavra de Deus
- A Palavra de Deus, semente que dá fruto
Evangelho
Que nos mostra o Evangelho? Jesus contou uma linda parábola: “Saiu o semeador … Caíram algumas sementes ao longo do caminho, entre espinhos… no meio das pedras…, e em terra boa”. E explicou: a semente, é a Palavra de Deus; o Semeador é Ele mesmo; o caminho, os espinhos, as pedras são as fracas condições que impedem a semente de produzir frutos na nossa vida. Indicam o fraco acolhimento que nós damos à palavra de Deus. A terra boa representa cada um de nós, quando acolhemos bem a Palavra de Deus.
Caros irmãos, nós queremos ser boa terra, que recebe a Palavra de Deus, e dá fruto. A Palavra de Deus é Luz, é alimento, é vida.
É conhecida a história de um homem que na guerra, em Espanha ficou ferido. Internado no hospital, na fase da recuperação, pediu livros de cavalaria para se distrair. Mas os únicos livros disponíveis eram “A vida de Jesus” e a “Vida dos Santos”. O personagem começou a ler, e disse: se eles conseguiram, por que não eu? Foi Inácio de Loyola, santo, o fundador da Companhia de Jesus. A Palavra de Deus mudou a sua vida.
Caros irmãos, em 2019 realizou-se o Sínodo sobre a Amazónia. Em 2 de fevereiro de 2020 o Papa tornou pública a Exortação Apostólica “Querida Amazónia”. O Sínodo verificou que nessa grande região da Amazónia há zonas que veem o padre só uma vez por ano. Temos pena que seja assim. Quanto a nós, voltamos a dizer: somos felizes pela alegria do Evangelho. Reflexão pessoal: Quero ser Palavra de Deus
- A Palavra de Deus na voz da Natureza
Segunda leitura
Outra forma da Palavra de Deus é a natureza: os astros, o sol, a lua, as estrelas. Diz-nos a Bíblia: “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos” (Sl 19, 1). Eu perguntei a um professor universitário: por que não escutam os ateus esta Palavra: a voz da natureza? Respondeu: algumas pessoas só veem o alcatrão da estrada (Pe. Joaquim Teixeira, sdb, num retiro).
Termino com uma palavra muito bonita do Papa Francisco. Ele esteve em Fátima, nos dias 12 e 13 de maio de 2017; no dia seguinte, já em Roma, disse estas palavras: “Em Fátima mergulhei na oração do santo povo fiel, oração que ali corre há cem anos como um rio, para implorar a protecção materna de Maria sobre todo o mundo. Dou graças ao Senhor que me permitiu dirigir-me aos pés da Virgem Mãe como peregrino da esperança e da paz. Deixemo-nos guiar pela luz que vem de Fátima. Que o Coração Imaculado de Maria seja sempre o nosso refúgio, a nossa consolação e o caminho que nos conduz a Cristo”. (Papa Francisco em Fátima, Secretariado geral da CEP, p. 66). Irmãos, a Palavra do Papa é também Palavra de Deus. Oxalá que o mundo ouça esta palavra, caminho para a paz.
Reflexão pessoal: A Palavra que vem do Coração de Deus, ilumina os meus passos, aquece o meu coração.
Pe. Antonio Gonçalves, SDB