13.º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para o décimo terceiro Domingo do Tempo Comum - ANO C - 2022
O cristão é chamado e segue Jesus
Domingo, 26 de Junho de 2022
Irmãs e irmãos, desejo que se encontrem bem; coloco no altar os vossos desejos, alegrias e preocupações. O Senhor acolhe-nos e chama-nos a segui-lo.
- O cristão sente-se chamado
Primeira leitura
Irmãos, que nos diz o Senhor com a sua palavra? Vimos que o profeta Elias chamou em nome de Deus um trabalhador, Eliseu, para o seguir. Este homem andava a lavrar o seu campo, sentiu-se chamado. Devia ser pessoa com bens, pois andava com a décima segunda junta de bois. Como respondeu? Deixou o seu trabalho, foi despedir-se da família, ofereceu um sacrifício, queimou o arado; deu festa à sua gente, e seguiu o profeta Elias.
Que diz este exemplo a cada cristão? Que o cristão é alguém chamado a seguir Jesus. O cristão deve sentir-se feliz, escutando a voz de Deus que o chama: “segue-me”.
- O cristão responde ao chamamento
Evangelho
Que vemos no Evangelho de S. Lucas? Jesus ia com os discípulos a caminho de Jerusalém. No percurso, deram-se três encontros com Jesus, no sentido de O seguirem.
São Lucas deixou-nos ignorantes sobre quem eram essas três pessoas. Não indicou os nomes, nem se elas seguiram Jesus ou não. Lucas esqueceu-se? Talvez não. Pode ser que São Lucas se referisse a nós. Os três de que fala o evangelho podemos ser nós. Como Jesus passou pela Palestina, passa pelos nossos caminhos e chama. O nosso caminho feliz está em responder sim, e seguir Jesus.
Jesus chamou à sua volta os discípulos, a colaborarem na missão do Mestre. Para seguir Jesus, pode ser preciso deixar coisas. Ora, todo o cristão é discípulo de Jesus, numa vocação ou noutra.
- Deus chama pessoas para a vida do matrimónio, uma vocação querida por Deus, caminho de santidade na família, Igreja doméstica.
- Deus chama jovens para a vida sacerdotal; o sacerdote gera pelo batismo, filhos de Deus; perdoa as fraquezas humanas; transmite a vida de Cristo pelos sacramentos.
- Deus chama pessoas para a vida consagrada: religiosos e religiosas, que dedicam a vida a Deus e aos irmãos. Os pais fazem bem dizendo isto aos filhos.
Seguir Jesus é salvação para nós.
- O cristão é chamado à liberdade.
Segunda leitura
Conhecemos a finalidade da carta de Paulo aos Gálatas: Libertar-nos de uma certa escravidão da Lei de Moisés: “Os homens não se tornam justos pelas obras da Lei, mas somente pela fé em Jesus Cristo” (Gl 2,15-16). Deus chama-nos a uma vida de fé. Conhecer Jesus, como Filho Deus, e a termos uma vida fraterna. Paulo explica alguma orientação que foi dada no Concílio de Jerusalém: o que nos salva é a fé em Jesus Cristo.
Peço licença para contar uma pequena história, acontecida ou não, que ajuda a compreender: um rei caminhava a cavalo, e os seus servos seguiam-no atrás. A dado momento o rei começou a deixar cair por terra moedas e pérolas. Os servos atrasaram-se, para as apanhar e guardar. Mas um deles não parou, seguiu junto do rei, e respondeu: seguirei sempre contigo, meu rei.
Podemos aplicar isto a nós, dizendo “contigo, Jesus”, e dando-nos com dedicação aos irmãos. Uma forma de vivermos a nossa Fé.
Pe. António Gonçalves, SDB