1.º DOMINGO DE PÁSCOA - ANO C
Oliveira
Sugestão da homilia para esta Páscoa da Ressurreição,
com os melhores votos de SANTA E FELIZ PÁSCOA para todos os leitores do Blog da COPAAEC.
AGPires
Jesus ressuscitado, Vida nova
Domingo, 17 de Abril de 2022
Irmãs e irmãos, celebramos hoje o acontecimento mais importante da História: Cristo ressuscitou. Jesus ressuscitado é para nós salvação e vida nova.
- Jesus ressuscitado, deixando o túmulo vazio
Evangelho
Vemos no Evangelho de São João, que ele testemunha a sua fé em Jesus ressuscitado. Encontramos dois momentos que nos ajudam a ver o mistério sublime da nossa Fé: Jesus ressuscitado:
Primeiro momento: Maria Madalena: Um amor humano à procura. Esta “discípula” queria derramar perfume precioso no corpo de Jesus. Perfume de muito valor: correspondia ao salário de um operário durante vários meses. Foi de manhã cedo ao sepulcro e viu a pedra do túmulo retirada e o sepulcro vazio. Ficou muito surpreendida… “correu e foi ter com Simão Pedro”.
Este gesto de Madalena diz-nos muito. Também nós podemos procurar Jesus, e passando alguma vez por momentos de dúvida ou confusão, temos de “correr”, não ficar parados, mas percorrer com pressa caminhos de resposta, como fez Maria Madalena.
Segundo momento: Pedro e João ouviram o testemunho de Madalena, e também correram, talvez inclinados para a frente, contra o vento a bater-lhes na face. Chegaram, viram “as ligaduras no chão, e o sudário, dobrado … à parte”. Sudário era o lençol que envolveu o corpo de Jesus. Que sentiram Pedro e João? Concluíram que Jesus ressuscitou. A narrativa diz: “viu e acreditou”.
Irmãos, a Páscoa, Jesus ressuscitado, é a vida nova que começa. Tudo agora é diferente: a nossa fé está iluminada, sabemos que Jesus tinha mesmo de ressuscitar: Ele é o Filho de Deus. Alegria!
- Jesus ressuscitado, na Palavra dos apóstolos
Primeira leitura
A primeira leitura, dos Actos dos Apóstolos, relata-nos o discurso de São Pedro, já depois do Pentecostes, na casa de Cornélio, um oficial do exército romano. Disse: “Nós somos testemunhas de tudo o que Ele fez… Deus ressuscitou-o ao terceiro dia… e mandou-nos pregar e testemunhar que Ele foi constituído por Deus juiz dos vivos e dos mortos”.
Certo pai dirigiu a cada um dos três filhos esta pergunta: Como sabes que Jesus ressuscitou? O primeiro, de 12 anos, respondeu: porque me disseram; o segundo, de 14, disse: eu sinto que Ele vive; a menina, de 16 anos: Jesus tinha de ressuscitar, porque é Filho de Deus.
A nossa fé encontra luz na experiência dos apóstolos. Na Encíclica “Luz da Fé”, o Papa Francisco refere-se ao jovem filósofo Nietzsche, que era ateu e criticava a sua irmã por ela ter fé. E diz o Papa: Ele estava a impedir a sua irmã de subir mais alto (Papa Francisco, Luz da Fé, n. 2-3).
- Jesus chama-nos a uma vida nova
Segunda leitura
Irmãos, a Páscoa trouxe-nos a vida nova, a vida própria de Jesus. A segunda leitura, da Carta de Paulo aos Coríntios, diz assim: “Purificai-vos… Celebremos a festa não com fermento velho, … mas com os pães ázimos da pureza e da verdade”. “Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto”.
Estas palavras de São Paulo abrem-nos o caminho para a vida nova com Cristo. Somos milionários do seu amor. Onde encontramos Jesus? Na Eucaristia, na Confissão, no serviço aos irmãos. Aleluia!
Pe. Anónio Gonçalves, SDB